Comissões OAB Campinas vai à Escola e de Direito da Saúde debatem o problema das drogas 

Deecrim da 4ª RAJ divulga datas e listagem da saída temporária de 2023
07/03/2023
ESA Campinas lança novos Cursos de Extensão: matrículas abertas
07/03/2023
Deecrim da 4ª RAJ divulga datas e listagem da saída temporária de 2023
07/03/2023
ESA Campinas lança novos Cursos de Extensão: matrículas abertas
07/03/2023

Profissionais da advocacia, professores e alunos da Escola Estadual Hugo Penteado participaram da palestra Educação e proteção, além da sala de aula Drogas, uma questão educativa e de saúde pública, realizada na Casa da Advocacia pelas Comissões OAB vai à Escola e de Direito da Saúde. O tema foi apresentado pela cirurgiã dentista, Sandra Marques, especialista em Dependência Química, que abordou o problema das drogas, com ênfase aos riscos à saúde do uso do cigarro eletrônico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo já é considerado uma pandemia, causando doenças crônicas, sem cura. A cirurgiã dentista Sandra Marques aponta que o Vape, como é conhecido o cigarro eletrônico, causa tanto mal quanto o cigarro comum. Durante a palestra, ela abordou os danos que o vapes e as drogas em geral podem causar para a saúde do corpo e da mente. “Essa parceria é uma excelente oportunidade de diálogo com essa população, para que se possa fazer a prevenção dessa iniciação”, afirmou a cirurgiã.

Para as comissões organizadoras, levar informação aos estudantes é fundamental. “Não precisamos de muitos recursos, apenas união de profissionais da saúde, atitudes, participação das famílias e sempre dialogar de forma clara, na linguagem dos estudantes”, destaca a advogada Claudia Camargo, presidente da Comissão OAB vai à escola. “Ter a oportunidade de falar das dores, daquilo que se passa no dia a dia é muito importante para tirar as dúvidas e ter uma vida mais saudável”, afirma o advogado Idalvo Filho, presidente da Comissão de Direito da Saúde.

O evento teve grande envolvimento dos alunos que puderam esclarecer dúvidas e participar de forma interativa. Para Ester Bertoza, 17, aluna do 3º ano noturno, o aprendizado com o conteúdo da palestra vai ser compartilhado com os amigos. “Eles explicaram muito bem, foi muito bom interagir com eles. Eu vejo muitos amigos que usam cigarro e vai ser muito bom poder ajudar”, relata Ester. Já para o Pedro Afonso, 15, aluno do 1º ano, as informações vieram agregar o conhecimento que ele já tinha a respeito do assunto. “Boa parte eu já sabia, eu sempre me informo em jornais e outros meios. Conviver com fumantes é algo bem difícil, fica cheiro até em você mesmo, não gosto muito, diz o estudante.

Também esteve presente ao evento André Almeida, empreendedor e fundador da startup My Journey – Minha Jornada. Ele participou do evento, dando depoimento pessoal do uso de drogas e do processo de tratamento. André compartilhou também que durante sua última internação surgiu a ideia de criar um aplicativo que pudesse ajudar profissionais e pacientes na jornada terapêutica. “No início de 2016 eu me juntei com a psiquiatra que me cuidou, com a psicóloga e diretora clínica e um rapaz de 16 anos e fundamos a My Jouney, conta André. “Eu sabia que não podia fazer tudo sozinho, por isso me juntei a esses profissionais técnicos pra trazer tecnologia pro processo de recuperação, manutenção e prevenção de pessoas que tem uso abusivo de álcool e outras drogas, completa o empreendedor.

Para quem tomou a decisão de parar com o uso de drogas a palestrante  Sandra Marques dá dicas importantes. “Adiar o próximo cigarro, marcar o dia “D” para parar de fumar, procurar ajuda, os grupos têm apoio e são feitos direcionados para manejar esse processo e dar auxílio na questão do autoconhecimento. Essas são estratégias fundamentais para se conhecer os gatilhos e como treinar o que chamamos de habilidades sociais, ressaltou.

Texto: Rejane Guimarães (Assessora de Imprensa/Jornalista)

 

 

 

Pular para o conteúdo