TRT-15 promove seminário sobre os desafios na Proteção à Saúde e Segurança do Trabalhador em face da Reforma Trabalhista

OAB Campinas recebe novos advogados e estagiários
11/04/2018
TRF-3 abre concurso para Juiz Federal Substituto
16/04/2018
O Tribunal Regional do Trabalho da TRT da 15ª Região realizará no dia 27 de abril o seminário “Os desafios na Proteção à Saúde e Segurança do Trabalhador em face da Reforma Trabalhista“. A iniciativa, uma realização do Comitê Regional do Trabalho Seguro com apoio da Escola Judicial da Corte,  contará com quatro painéis de debate, integrados por desembargadores, juízes, procuradores e médicos do trabalho, entre outros profissionais do mundo jurídico e da saúde. O seminário faz parte das atividades do Abril Verde, campanha  nacional voltada a alertar a sociedade para a importância da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças decorrentes da atuação profissional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal do Tribunal.

O presidente do TRT, desembargador Fernando da Silva Borges, apresentará o primeiro painel do seminário, “Os desafios da saúde e segurança do trabalhador”, que terá como palestrantes os professores Gilmar da Cunha Trivelato, pesquisador e docente permanente do Programa de Pós-Graduação “Trabalho, Saúde e Ambiente” da Fundacentro, órgão do Ministério do Trabalho (MT), e Marcia Cristina das Dores Bandini, médica do trabalho e membro do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp.

A partir das 11 horas, o segundo painel, coordenado pela desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes – vice-presidente judicial do TRT no biênio 2014-2016 –, abordará o tema “Violência no ambiente laboral”. Os palestrantes serão o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho (VT) de Macapá, Ney Stany Morais Maranhão, membro do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro no biênio 2016-2018, e o professor titular e pesquisador da Unicamp José Roberto Montes Heloani, atuante nas áreas de psicologia do trabalho e saúde do trabalhador.

“As novas tecnologias e seu impacto na saúde e segurança do trabalhador” será o tema do terceiro painel, às 14 horas, apresentado pelo juiz titular da 1ª VT de Piracicaba, Firmino Alves Lima, gestor de 1º grau, na 15ª Região, do Programa Trabalho Seguro. As palestras serão proferidas pelo juiz titular da 88ª VT de São Paulo, Homero Batista Mateus da Silva, e pelo procurador do trabalho Silvio Beltramelli Neto.

Encerrando as atividades, o quarto e último painel, “As novas formas de trabalho introduzidas pela Lei 13.467/2017 e a segurança do trabalhador”, reunirá, a partir das 15h30, o desembargador Fabio Grasselli, do TRT-15, e a médica Renata Matsmoto, chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo, órgão do MT. A coordenação dos debates ficará a cargo do desembargador Lorival Ferreira dos Santos, que presidiu o TRT-15 no biênio 2014-2016 e atualmente é o gestor regional do Programa Trabalho Seguro, no 2º grau de jurisdição.

 

Data e horário: 27 de abril de 2018, das 9h às 16h30
Local: Plenário do TRT da 15ª Região (Rua Barão de Jaguara, 901 – 3º andar – Campinas)
Número de vagas: 260
Público-alvo: magistrados, servidores, estagiários e público externo
Carga horária: 6 horas-aula
Inscrições gratuitas: clique aqui