TRT-15 participa da XIV Semana Nacional de Conciliação

Dia do Funcionário Público e feriado de Finados suspendem o expediente no Judiciário
25/10/2019
Comissão de Direito do Trabalho da OAB SP promove oficina temática sobre Trabalho Digital
28/10/2019

A XIV Semana Nacional de Conciliação será realizada entre 4 e 8 de novembro em todo o País. A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, que selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e buscam mobilizar as partes envolvidas para solucionarem o conflito por meio do diálogo. Para a décima quarta edição, o tema será “Conciliação: todo dia, perto de você”. O objetivo da campanha é demonstrar que o método de solução de conflitos está disponível todos os dias nos tribunais, além das campanhas anuais.

O TRT da 15ª Região, referência nacional na implantação de políticas públicas de conciliação, mobiliza suas 153 unidades judiciárias de 1º grau e os 15 Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejuscs-JT) – localizados nos municípios de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Limeira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté -, para participação da campanha. “Temos garantido um bom desempenho em todas essas campanhas, tanto do CNJ como também aquelas realizadas na esfera do Judiciário Trabalhista. A conciliação como metodologia de solução de conflitos está entre as prioridades do TRT-15. Considerada o caminho mais curto para solucionar um processo, a conciliação é a aposta para o enfrentamento da demanda de ações e, consequentemente, para a desjudicialização do conflito”, ressalta a presidente do TRT, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes.

Os Cejuscs-JT contam com a atuação de magistrados e de servidores qualificados e treinados em mediação pela Escola Judicial do TRT-15. As audiências acontecem em mesas-redondas, com tratamento individualizado para cada caso. Qualquer interessado com ações trabalhistas em trâmite no TRT-15 pode encaminhar aos Cejuscs um email solicitando agendamento de audiência. Em Campinas, o e-mail é cejusc.campinas@trt15.jus.br . Os interessados em conciliar também podem procurar a unidade judiciária trabalhista de seu município.

Fonte: TRT-15