Subseção promoverá debate sobre o PL Escola sem Partido

15 de Novembro – Intolerância contras as Religiões Afro-Brasileiras: o que fazer?
13/11/2017
Palestra sobre a Reforma Trabalhista lota auditório da Subseção
14/11/2017
15 de Novembro – Intolerância contras as Religiões Afro-Brasileiras: o que fazer?
13/11/2017
Palestra sobre a Reforma Trabalhista lota auditório da Subseção
14/11/2017

A Comissão de Direitos Humanos da OAB Campinas promoverá no dia 24 de novembro, das 9h30 às 13h,  o evento “Diálogos sobre o Projeto de Lei “Escola sem Partido”.  Com o objetivo de debater a proposta legislativa em Campinas,  o tema terá como expositores a professora Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, docente da Faculdade de Educação da Unicamp; e os advogados Guilherme Perez Cabral e Pedro Peruzzo Pulzatto, ambos Mestres e Doutores em Direito pela Universidade de São Paulo e professores e pesquisadores da PUC-Campinas.   

A iniciativa da OAB Campinas visa o debate jurídico, com enfoque no Direito Constitucional e nos Direitos Humanos, e também interdisciplinar sobre o tema.  A coordenação é do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Paulo Braga e do vice-presidente Gabriel Martins Furquin.

O evento será na Casa da Advocacia (Rua Lupércio Arruda Camargo, 111, Jardim Santana). As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas no formulário abaixo . Pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó no dia do evento a serem encaminhados para assistenciais de Campinas.  

O movimento Escola sem Partido foi fundado em 2004 pelo procurador de Justiça de São Paulo Miguel Nagib. Em 2014, ganhou força quando se transformou no Projeto de Lei 2974/2014, apresentado na Assembleia Legislativa Estadual do Rio de Janeiro. Nos últimos anos, o movimento ganhou espaço no debate público e gerou polêmica na comunidade escolar.

O Programa Escola sem Partido prevê a afixação de cartaz em cada sala de aula do ensino fundamental e médio com seis premissas que devem orientar os professores quanto a abordagens religiosas, ideológicas e sociológicas.  O objetivo é evitar a doutrinação partidária, política e ideológica dos estudantes, bem como proibir professores de interferirem na orientação sexual dos alunos.

Vários municípios têm projetos de lei sobre o Escola sem Partido. Em Campinas, tramita o PL  213/2017 e no Senado Federal  também tramita o PL 193/2016 que  prevê a inclusão o programa Escola sem Partido entre as diretrizes e bases da educação nacional.

INSCREVA-SE

    Nome (obrigatório)

    Advogado / estagiário / outros:

    Telefone (obrigatório)

    E-mail (obrigatório)

    Pular para o conteúdo