Reforma Trabalhista: advogados e estudantes acompanham debate

OAB Campinas promove campanha Natal Solidário
01/12/2017
OAB Campinas cria Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos
06/12/2017
OAB Campinas promove campanha Natal Solidário
01/12/2017
OAB Campinas cria Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos
06/12/2017

As atividades de capacitação sobre a Reforma Trabalhista, realizadas pela OAB Campinas, tem superado a expectativa de público. No último sábado (02/12), mais uma vez, o auditório da Subseção esteve lotado com a presença de advogados e estudantes de Direito que acompanharam o debate Reforma Trabalhista Provocações e Reflexões. Com a transmissão ao vivo pelo facebook, o evento alcançou 2,5 mil visualizações.

A abertura do debate teve a presença do presidente da OAB Campinas Daniel Blikstein, da vice-presidente, Luciana Cunha; do secretário-geral, Paulo Braga; do diretor tesoureiro, Ivan Castrese; e da conselheira estadual, Conselheira estadual,  Lucia Helena Hansen Cirilo.

Em nome da diretoria, Ivan Castrese, agradeceu a participação do público presente e dos palestrantes. “Em nome da OAB agradeço a presença dos palestrantes, o que eles fazem é voluntário, demonstra como se interessam pela advocacia e como respeitam a OAB e a advocacia. Hoje nós temos dois desembargadores, um procurador e um advogado que compartilharão ensinamentos de forma voluntária”, afirmou. A vice-presidente Luciana Cunha também destacou a importância do evento e do interesse da advocacia que lotou o auditório em pleno sábado.   

O debate teve como expositores o advogado Thiago Chohfi; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Francisco Alberto da Mota P. Giordani; e o procurador Regional do Trabalho, também do TRT-15ª, Claude Henry Appy.

Como mediador, o desembargador do TRT-15ª, Gerson Lacerda Pistori, que abriu o debate, citou aspectos históricos, desde a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) até a atualidade com as alterações da Reforma Trabalhista que, em sua análise, têm uma base histórico-jurídica não só no Brasil, mas em outros países capitalistas.

Segundo ele, as crises e econômicas do capitalismo internacionais tiveram, efeitos sobre as conquistas dos trabalhadores, citando situações recentes como as crises de países europeus, entre eles Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia. ‘“Estamos hoje em um conflito entre direitos históricos conseguidos pelos trabalhadores com questões econômicas surgidas a partir da crise do próprio capitalismo. É em função disso que essa reforma surge, ela surge na perspectiva nova daquilo que ocorreu na União Europeia, nos Estados Unidos, no Chile, no México, esse é o nosso conflito de hoje, mas não podemos perder a perspectiva de que existe uma visão da dignidade humana, prevista na Constituição e, ao mesmo tempo, não podemos fechar os olhos para a necessidades e mudança das economias e do Estado, estamos portanto tendo que gerir esse conflito”, avaliou.

O evento contou com a parceria do Centro de Estudos Jurídicos Ductor e Damásio Educacional. A diretora do Ductor, Ana Lia Sampaio Machado de Sousa, fez o sorteio de duas bolsas de estudo de de 50%  para o curso de pós-graduação online ou telepresencial do Damásio Educacional. Foram contempladas Rosa Alice de Souza e Romilda Maria da Silva.

Advogados e demais interessados poderão assistir ao debate na íntegra, acessando a página da OAB Campinas no facebook, na área de vídeos.

Acesse  

https://www.facebook.com/oabspcampinas/

Pular para o conteúdo