Projeto Especializa & Equaliza terá Fórum Permanente com a Advocacia Trabalhista

Comissões da Subseção realizam debate sobre Arbitragem Trabalhista
24/04/2023
Casa da Advocacia de Campinas sedia sessão solene de Desagravo
26/04/2023
Comissões da Subseção realizam debate sobre Arbitragem Trabalhista
24/04/2023
Casa da Advocacia de Campinas sedia sessão solene de Desagravo
26/04/2023

Rodrigo Gonçalves Dias Agostinetto (Macrogestor da Fase Execução), a advogada Cláudia Melo Melchert, Janaína Camargo Fuzetti (Macrogestora do Fórum), o advogado Fabio Luciano Barbosa (presidente da Comissão de Direito do Trabalho) e o diretor da Subseção, André Amin Teixeira Pinto

A diretoria da OAB Campinas abriu um importante canal para a advocacia trabalhista de Campinas, na implementação do projeto Especializa & Equaliza. Em reunião com representantes do TRT-15ª e do Fórum Trabalhista, a Subseção teve seu pleito atendido e conseguiu formalizar a criação de um Fórum Permanente para o atendimento das advogadas e advogados, no aperfeiçoamento prático do projeto.

A iniciativa visa tirar dúvidas, bem como ajustar procedimentos que visem facilitar as rotinas dos profissionais. Participaram da reunião o diretor da OAB Campinas, André Amin Teixeira Pinto, o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Subseção de Campinas, Fabio Luciano Barbosa, a advogada Claudia Melo Melchert, integrante da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Valinhos e os macrogestores do projeto, Janaína Camargo Fuzetti (Macrogestora do Fórum),  Rodrigo Gonçalves Dias Agostinetto (Macrogestor da Fase Execução) e Maria Fabiana Marão Ferrenha (Macrogestora da Fase Conhecimento).

O Fórum Permanente será realizado mensalmente, na última quinta-feira de cada mês, alternadamente, na sede da OAB Campinas e no Fórum Trabalhista, com início na Casa da Advocacia de Campinas, no dia 25 de maio, das 17h00 às 18h00. Além disso, durante a semana, às segundas-feiras, às 15h30, e quintas-feiras, às 15h00, também haverá atendimento à advocacia no 3º andar do Fórum Trabalhista com os macrogestores.

Denominado como Fórum Permanente de Debates e Construção do Projeto Equaliza & Especializa, a iniciativa da diretoria da OAB Campinas, de acordo com o diretor André Amin Teixeira Pinto, tem como propósito a participação dos advogados e das advogadas para que o funcionamento das secretarias integradas do Fórum Trabalhista, como prevê o projeto, também atenda às necessidades da advocacia trabalhista.   

Antes da criação do Fórum, a OAB Campinas, juntamente com os dirigentes do TRT-15ª e do Fórum Trabalhista realizaram a primeira atividade relacionada ao projeto, com a apresentação do projeto na Casa da Advocacia de Campinas. O evento aconteceu no dia 4 de abril, com a presença do  juiz do Trabalho, Marcos Porto, e da diretora do Fórum Trabalhista de Campinas, juíza Ana Claudia Torres Viana, que detalhou as fases do Especializa & Equaliza. Pela Subseção participaram o diretor André Amin Teixeira Pinto, e o presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Fábio Luciano Barbosa.

A juíza Ana Claudia explicou o funcionamento do projeto a partir do modelo de secretarias integradas, com as macroequipes especializadas, visando maior celeridade nas fases processuais. A apresentação do projeto reuniu também os macrogestores Janaína Camargo Fuzetti , Maria Fabiana Marão Ferrenha, Rodrigo Gonçalves Dias Agostinetto.

A apresentação está disponível no canal da OAB Campinas no YouTube. CLIQUE AQUI para assistir.

Especialidades

O Projeto Especializa & Equaliza visa especializar a mão de obra por fases processuais para reduzir o volume de serviço de cada servidor e aumentar o grau de expertise, equalizando o trabalho das Secretarias, que serão divididas em equipes de servidores agrupados por especialidades – conhecimento, liquidação e execução, buscando a celeridade processual.

A iniciativa envolve a criação de uma secretaria conjunta para a tramitação de processos de todas as varas em fóruns com alto volume processual. A continuidade dos trabalhos em todas as fases processuais é buscada por meio de parametrização das rotinas e especialização das equipes, em modelo alternativo de organização dos atuais quadros. Para a disciplina inicial, foi editado o Provimento GP-CR nº 07/2022, aprovado pelo Órgão Especial do Tribunal. O projeto-piloto foi implantado no Fórum de São José do Rio Preto.

Pular para o conteúdo