OAB Campinas alerta sobre golpe contra advogados trabalhistas

Lava Jato: Palestra aborda Responsabilidade Criminal
06/06/2016
OAB Campinas passa por auditoria para renovação do Selo de Qualidade ISO 9001
16/06/2016
Lava Jato: Palestra aborda Responsabilidade Criminal
06/06/2016
OAB Campinas passa por auditoria para renovação do Selo de Qualidade ISO 9001
16/06/2016

A OAB Campinas alerta os advogados sobre novo golpe contra escritórios de advocacia, especialmente os que atuam na área trabalhista.

De acordo com o relato de um advogado de Campinas que sofreu tentativa de golpe e comunicou a OAB Campinas, um homem que se identifica como representante de um grupo de trabalhadores da cidade de Aparecida do Taboado (MS), diz que precisa de um advogado trabalhista para ajuizar ações contra empresas que prestam serviços para a Refinaria da Petrobrás em Paulínia, e que não estariam cumprindo algumas leis trabalhistas.

Após o primeiro contato por telefone, o homem diz que providenciará uma reunião entre o advogado e os trabalhadores. Passado alguns dias, ele faz novo contato e pede a quantia de R$ 1.200,00 para as despesas iniciais com a reserva de um salão para atendimento dos reclamantes, e informa ao advogado que cada trabalhador pagará  R$ 220,00 para o início da ação que envolveria um universo de 600 trabalhadores.

O escritório de advocacia de Campinas que foi procurado pelo golpista teve o cuidado de buscar informações no município Aparecida do Taboado. Em contato com polícia local foi informado de que o salão onde supostamente seria realizada a reunião com os trabalhadores não existe no endereço indicado. Além disso, foi apurado que a conta para depósito bancário é de uma agência localizada em Campo Mourão, no Paraná. Os contatos deixados pelo suposto representante dos trabalhadores eram todos de telefones celulares, sem nenhum telefone fixo, o que reforçou a suspeita de golpe. O advogado de Campinas contou ainda que ao receber nova ligação e informar que não tinha mais interesse no caso, sofreu ameaças. 

Também foi apurado que há cerca de três anos esse mesmo golpe foi aplicado em São Jose do Rio Preto, em nome de trabalhadores da indústria da cana e no Distrito Federal. Nos casos apurados, o homem desaparece logo após receber o depósito bancário para o suposto encontro.  

Pular para o conteúdo