Conselho Regional denuncia desrespeito às prerrogativas e agressão em DP em Campinas

OAB Campinas conclui mudança para a nova sede
17/12/2015
ISSQN: Cobrança complementar de 2006 a 2008 para advogados autônomos é extinta
14/01/2016
OAB Campinas conclui mudança para a nova sede
17/12/2015
ISSQN: Cobrança complementar de 2006 a 2008 para advogados autônomos é extinta
14/01/2016

Antonio Carlos Chiminazzo, presidente do Conselho Regional de Prerrogativas

Uma ocorrência policial na madrugada de sexta-feira (18/12) levou o presidente do Conselho Regional de Prerrogativas da 5ª Região, o advogado Antonio Carlos Chiminazzo, a denunciar à Corregedoria o desrespeito às prerrogativas de três advogados, seguida por agressão. O caso aconteceu no 4ª Distrito Policial de Campinas, envolvendo a delegada plantonista e um policial militar.

Antonio Carlos Chiminazzo, presidente do Conselho Regional de Prerrogativas

Antonio Carlos Chiminazzo, presidente do Conselho Regional de Prerrogativas

Segundo relato, registrado na Corregedoria, os advogados Hebert Cardoso, Elaine de Cassia Colicigno e Loris Jean Hallal compareceram ao 4º DP para acompanhar seus clientes que estavam detidos, sendo que os mesmos foram impedidos de conversar ou ter acesso aos presos, sob a justificativa de que o sistema de registro de boletins de ocorrência estava inoperante.

Os advogados já estavam na delegacia desde as 17h de quinta-feira, sendo que o sistema de registro de BOs  estava fora do ar. No começo da noite foram informados que teriam de  aguardar a chegada da delegada. De acordo com o depoimento registrado, a delegada somente chegou às 22h e não permitiu o contato dos respectivos advogados com os detidos, contrariando o direito de os profissionais da advocacia de se avistarem com seus clientes.

A situação causou indignação e levou os advogados a acionarem a OAB Campinas, informando ao presidente Daniel Blikstein sobre o ocorrido. Imediatamente, Blikstein solicitou a presença da Comissão de Prerrogativas para acompanhar os profissionais e resolver a situação. Ao tomar conhecimento do caso, o presidente do Conselho Regional de Prerrogativas dirigiu-se pessoalmente ao local,  juntamente com membros da Comissão da Subseção.

Chiminazzo contou que procurou a delegada com o objetivo de dialogar e solucionar o impasse. Já na sala da delegada, o presidente do Conselho Regional de Prerrogativas tentou conversar com a delegada, mas acabou sendo empurrado para fora da sala da delegada. “A delegada demonstrou estar muito irritada, disse que ninguém iria conversar com os presos antes dela e determinou que eu deixasse sua sala. Em seguida chamou um investigador e um policial militar para me obrigar a sair do local. O PM me puxou pelo braço com truculência e já na porta da sala me empurrou para fora. Não foi uma agressão contra mim, e sim uma agressão contra a Ordem dos Advogados”, destacou Chiminazzo.

Diante da situação vivenciada e testemunhada por pelo menos mais três advogados, Chiminazzo denunciou o caso às Corregedorias das Polícias Civil e Militar.  “Não podemos permitir que qualquer autoridade ofenda uma instituição como a OAB e viole as prerrogativas dos nossos profissionais”, disse.

O sistema de registro de boletins de ocorrência em Campinas e em dez cidades da região ficou fora do ar desde as 17h de quinta-feira até o começo da tarde dessa sexta-feira, trazendo grande transtorno à população, especialmente às vítimas de crimes que passaram a noite nas delegacias à espera da normalização do sistema.

Pular para o conteúdo