Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência visita feira de inclusão e acessibilidade

Congresso de Direito Processual Civil da Jovem Advocacia tem a participação de mais de 400 advogados e estudantes
18/06/2019
Palestra da Subseção apresenta pesquisa sobre a Recuperação Judicial no Estado
18/06/2019
Congresso de Direito Processual Civil da Jovem Advocacia tem a participação de mais de 400 advogados e estudantes
18/06/2019
Palestra da Subseção apresenta pesquisa sobre a Recuperação Judicial no Estado
18/06/2019

A Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Campinas visitou a 16ª edição da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, realizada entre os dias 13 e 16 de junho. Em São Paulo. O evento é considerado a maior feira do setor no país. A presidente da Comissão, Vivian Regina de Carvalho Camargo, representou o presidente da Subseção e também a presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB SP, Lúcia Benito.

De acordo com a advogada que vem acompanhando todas as edições da Reatech, o desenvolvimento de novas tecnologias e a inovação contribuem de forma significativa com a melhoria da acessibilidade. Ela citou como exemplo um equipamento apresentado na feira, o OrCam MyEye, um dispositivo de inteligência e visão artificial que proporciona mais independência para deficientes visuais. Trata-se de uma câmera inteligente intuitiva acoplada à armação de óculos que possibilita ler livros, placas, cardápios, telas de smartphones lê a informação disponível em qualquer superfície de perto ou de longe. Além disso, reproduz em áudio no ouvido do usuário.  O dispositivo também identifica cores, tonalidades, reconhece pessoas e gêneros, informa data e a hora, identifica cédulas de dinheiro e produtos pelo código de barras. 

No Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, são 582 mil pessoas não enxergam e outras  6 milhões têm baixa visão. O censo  aponta ainda que pouco mais de 3% da população brasileira tem acesso mais restrito à educação, cultura e ao mercado de trabalho por conta dessas restrições físicas.

A presidente da Comissão também acompanhou os eventos paralelos da feira, incluindo palestras e workshops. Segundo ela é importante o conhecimento atualizado  sobre todas as questões que envolvem mobilidade, inclusão, acessibilidade para que a Comissão possa traçar suas diretrizes de atuação e promover palestras e eventos que contribuam com a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Pular para o conteúdo