Campinas instala Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil

OAB Campinas instala a segunda Central de Atendimento do PJe
23/09/2015
OAB Campinas vence e vai para a final do Campeonato Estadual
28/09/2015
OAB Campinas instala a segunda Central de Atendimento do PJe
23/09/2015
OAB Campinas vence e vai para a final do Campeonato Estadual
28/09/2015

Em solenidade realizada em Campinas foi instalada a Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da 3ª Subseção, que, a exemplo das comissões Nacional e Estadual, atuará no resgate histórico do período da escravidão no país, a aferição de responsabilidades e a demonstração da importância das ações de afirmação como meio de reparação à população negra.

O evento, realizado na última quinta-feira, dia 24, teve a presença do Presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB SP, Sinvaldo José Firmo; da relatora e membro da Comissão Nacional, Eunice Aparecida de Jesus Prudente; do presidente da OAB Campinas, Daniel Blikstein e do presidente do Conselho Regional de Prerrogativas, Antonio Carlos Chiminazzo.

Na abertura, o presidente da OAB Campinas deu posse aos integrantes das Comissão. O advogado Ademir José da Silva, presidente da Comissão de Igualdade Racial, assumiu o cargo de presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da 3ª Subseção, juntamente com os advogados  Adriana de Morais e Geraldo Amarante da Costa, respectivamente vice-presidente e secretário. Também foram empossados os membros efetivos, os advogados José Roberto Marçal, José Célio de Andrade , Silvio de Lima, Tagino Alves dos Santos, Wilson José Pinto da Silva.

A Comissão também conta representantes da sociedade civil, como membros colaboradores: Adriana Vilallon, Dagoberto José Fonseca, José Flávio Santos de Carvalho, Lucimara Ferreira de Souza e Sebastião Arcanjo.

“Campinas foi a ultima cidade a abolir a escravatura, é um marco representativo para nossa Subseção a criação dessa Comissão e a possibilidade de discutirmos o que efetivamente aconteceu nesse período triste da história do Brasil. O dia de hoje, com certeza, vai ficar marcado na história da OAB Campinas pelo inicio das discussões sobre a verdade da escravidão negra no Brasil. Não podemos deixar apagar da memória para que nunca mais se repitam no nosso país e nem em outro, é um passado que não queremos mais no nosso país”, ressaltou o presidente Daniel Blikstein na abertura da solenidade.

Para o presidente da Comissão da OAB SP, o trabalho em Campinas será fundamental para os objetivos da Comissão. “Campinas tem uma riqueza cultural muito grande, uma riqueza acadêmica, de conhecimento, e a comissão tem esse papel de resgate da história, de ver o que aconteceu na escravidão do povo negro no Brasil. É um trabalho difícil, árduo, mas que no final terá um grande resultado”, disse o advogado Sinvaldo José Firmo.

“É um dia histórico na OAB Campinas e na historia de Campinas, cidade onde a escravidão foi a ultima a terminar no Brasil. O que nós estaremos realizando é uma busca da revisão da história, da participação e da contribuição que os negros deram para a formação do povo brasileiro com seu trabalho, com seu suor e a forma com que é retratado na história”, afirmou o advogado Ademir José da Silva. Segundo ele, a proposta é também abranger nesse trabalho as cidades da região que não tenham uma comissão local.

Após a posse, o público presente assistiu a palestra “Educação em Direitos- Contribuições para a Igualdade Étnica” apresentada pela advogada Eunice Aparecida de Jesus Prudente.

O trabalho do novo grupo seguirá o roteiro apresentado pela Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão no Brasil, que realizará pesquisas dos crimes cometidos na época da escravidão, com o objetivo de fazer um resgate histórico e apurar o impacto dos problemas do passado sobre a atualidade da população negra do país. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de dois anos.

 

Pular para o conteúdo