Peticionamento Eletrônico: capacitação e orientação aos advogados

5 nov , 2013

Nesse mês de novembro de 2013, a Justiça do Trabalho de primeira instância de Campinas inicia a implantação do processo eletrônico. É um momento bastante importante e delicado para a advocacia, visto que o volume de demandas na seara trabalhista em Campinas é imenso, movimentando milhares de advogados, advogadas, estagiários e estagiárias.

Para capacitar e auxiliar os profissionais da advocacia nessa fase de mudança de peticionamento da Justiça do Trabalho de Campinas, a OAB Campinas providenciou e colocou em prática várias frentes de atividades. Em primeiro lugar, os cursos sobre o PJe – Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho,  em seguida a isso, contando com mais de 20 colegas advogados e advogadas que, capacitados pelo próprio TRT da 15ª Região, estão aptos a auxiliar os demais, a Subseção implantará um plantão permanente de dúvidas, na sede da OAB Campinas, mantendo canal direto com todos aqueles que tiverem dificuldades no peticionamento eletrônico.

Paralelamente a tais medidas, a OAB Campinas, com apoio da OAB SP e do presidente Marcos da Costa e sua diretoria, instalará na sede equipamentos de informática e scanners, aptos a permitirem aos advogados e advogadas desenvolverem o peticionamento eletrônico dentro da própria OAB Campinas, inclusive com o escaneamento de documentos em equipamentos profissionais.

Todas essas iniciativas da Subseção buscam dotar os colegas de conhecimento prático para poderem continuar exercendo a advocacia, bem como deixar à disposição de todos os equipamentos necessários para a defesa dos direitos dos jurisdicionados.

Também disponibilizamos no site da Subseção o link das cartilhas elaboradas pela OAB SP com orientações para o peticionamento eletrônico, tanto na Justiça Trabalhista como na Justiça Estadual, no intuito de ampliar os canais de informação e conhecimento.

O peticionamento eletrônico é uma realidade e que precisamos enfrentar com vigor e objetividade, apresentando aos mais de 10.000 advogados e advogadas de Campinas, formas de minimizar as dificuldades que essa nova forma de advogar trará, buscando obter aquilo que de melhor pode ser extraído desse novo sistema, de forma a fazer com que a advocacia esteja cada dia mais fortalecida e unida em torno de um só ideal: o crescimento e aprimoramento de todos os profissionais.

 A OAB Campinas por sua diretoria estará, como sempre esteve, de portas abertas para receber os profissionais e também acolher seus pleitos em relação aos procedimentos do peticionamento eletrônico e levá-los às instâncias devidas para a busca de soluções, a bem dos advogados e advogadas, aos operadores do Direito e, principalmente, ao jurisdicionado que assim como todos, tem a expectativa de que a modernização e o uso das novas tecnologias propiciem uma Justiça mais célere.

Daniel Blikstein – Presidente

Posts relacionados

Tags

Compartilhe isto