Pela Ordem, em defesa da democracia

Conquistas dedicadas à advocacia
20/11/2015
O fortalecimento da Advocacia do interior paulista
15/08/2016
Conquistas dedicadas à advocacia
20/11/2015
O fortalecimento da Advocacia do interior paulista
15/08/2016

Em abril do ano passado, a nossa Subseção lançou a campanha “Pela Ética e Cidadania”, no intuito de mobilizar a advocacia pela defesa dos princípios da moralidade e no combate à corrupção em todos os poderes e instâncias. Nossa campanha, reforçada ao longo dos últimos meses, não tem partido, nem laços com qualquer grupo político, mas tem o real compromisso de defender a democracia, a justiça social, a ética e a cidadania.

Mais uma vez, face à crescente onda de relatos sobre atos de corrupção no Brasil, os cidadãos brasileiros ocuparam as ruas, de forma pacífica, exibindo as cores da nação, motivados pelo desejo de demonstrar a indignação em relação à corrupção. Diante das novas manifestações públicas, a OAB Campinas, juntamente com a OAB SP, considerando o direto à liberdade de expressão, ressalvou a importância de manifestos pacíficos e realizados por cidadãos brasileiros, despidos de influências político-partidárias.

É dever da Ordem cobrar medidas efetivas contra a corrupção em todos os poderes e instâncias, dentro do preceitos constitucionais do direito à ampla defesa, da presunção de inocência e do devido processo legal, tal como foi feito no pedido de impedimento do então Presidente Fernando Collor de Melo, subscrito por nossa instituição.

A OAB, seja no âmbito das Subseções, das Seccionais ou do Conselho Federal sempre esteve engajada em momentos históricos do País e, portanto, segue a sua própria trajetória de lutar pela defesa da democracia e da justiça social.

É com esse espírito que, mais uma vez conclamamos a advocacia campineira a participar ativamente da nossa campanha. Vamos defender a ética e a cidadania e dizer não à qualquer ato de corrupção, em qualquer governo ou instância.